Universo Cultural

A Fundação Instituto de Física Teórica criou um espaço dedicado a ciência, cultura, ação social e entretenimento chamado Universo Cultural. Ele é composto das seguintes estruturas:  o Casarão, o Centro de Pesquisa e o Teatro Digital.

Casarão

O  Casarão abrigará um Centro Social o qual se destina a identificar jovens talentos em Física e Matemática no nível médio, especialmente aqueles de comunidades carentes e em situação fragilizada. A eles serão concedidas bolsas de estudo, cursos de idiomas, acesso a todas as instalações do Universo Cultural e orientação por professores altamente qualificados. Esses jovens terão seu próprio local de trabalho e formarão um grupo que denominados Academia de Talentos Jovens. Ainda no Casarão serão instalados o Café Planetário e uma livraria com obras de ciência e divulgação científica.

Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa servirá para romper as barreiras entre diferentes disciplinas. Seu objetivo principal  será apoiar a investigação das grandes questões e sínteses da ciência, especialmente aquelas onde a Física, em particular a Física Teórica, possa fazer contribuições relevantes. O Centro também apoiará atividades tradicionais da mantenedora em áreas relevantes específicas da Física Teórica.

Teatro Digital

Há uma célebre frase de um dos grandes cientistas alemães do século passado que explica enfaticamente a importância da divulgação científica. Arnold Sommerfeld dizia que “Se uma pesquisa científica não pode ser explicada a um cidadão comum, ela não serve para nada”. Ele foi um dos mais venerados físicos teóricos, ganhador do prêmio Nobel. Seguindo esse conselho, a Fundação criará, em plena região da Av. Paulista, o Teatro Digital, a mais notável mídia para divulgação da ciência, e que também pode funcionar como um Planetário.

Arquitetura